domingo, 29 de março de 2009

Tuning em inglês significa "ajuste fino" . Tuning é a arte de se ajustar ou personalizar carros para torna-los mais bonitos e com um estilo unico. O Tuning no Brasil nunca foi tão difundido como agora. Temos uma das maiores feiras do seguimento que é o Salão de Tuning e Acessorios para Carros Tunados de São Paulo. Encontrar equipamentos para tunar carros agora esta cada dia mais facil. Encontrar desde o mais simples adesivo até peças de motor inteiras cromadas é muito fá¡cil, e isso pode ser feito ate mesmo sem sair de casa devido a proliferação de sites especializados no assunto "Carros Tunados" e peças para Carros Tuning.
Golf GTI Tunado
window.google_render_ad();
No contexto costuma-se imprimir no carro tuning um pouco da personalidade do seu dono. O Tuning e feito no carro quando se quer uma carro esportivo e personalisado, tornando-se assim, a arte de dar ao carro tunado mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único. O tuning é aplicavel a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçeria, tubos de escape e o Som e um item essencial ao tunar um carro. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro original com peças e acessórios para tuning, como para-choques, asas, saias, neon, sistemas de NOS (Oxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único.
Mas o Carro Tuning não deve apenas tornar os carros tunados mais bonitos. As alterações feitas, além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro tunado de forma a torná-lo mais potente e mais estaveis, não desprezando a segurança e o comportamento do carro tunado, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para a disseminação do Tuning a nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.
Na Alemanha dá-se mais importância às alterações mecânicas dos Carros Tunados, mas não esquecendo os elementos principais, como as saias laterais, as rodas de perfil baixo, os pára-choques "racing", e a suspensão rebaixada que deixa o carro quase encostando no chão, coisa que aqui no Brasil dificulta muito a direção do carro devido a má conservação do asfalto e inumeras lombadas. O Tuning Francês é mais radical no aspecto visual, dando mais importancia as carenagens e pintura do Carro Tunado. Já o Tuning Brasileiro e o mais completo usando na maioria dos carros grandes rodas, pneus de perfil baixo, e na pintura incluindo os radicais, tribais que dão grande estilo ao carro, alterações mecânicas, elevando a potência do carro a mais de 300cv(!!!), o nitro e o neon tambem são muito usados por aqui. O Tuning Português usa principalmente carros como BMW e Audi de grande cilindrada. Em caso especial, Portugal e os outros países sem o Tuning legalizado, devem lutar pela legalização e pelo direito de ter seus carros tunados. Carros Tuning é uma forma de expressão, isso se expande com os jogos para PlayStation e PC: Midnight Club 3, a série Need For Speed - Most Wanted, Underground e Carbon e a série Burnout - Burnout 2: Point Of Impact, Burnout 3: Takedown e Burnout: Revenge e Need for Speed Prostreet.
window.google_render_ad();
O desenvolvimento dos Carros Tunados no Brasil teve maior reconhecimento após o lançamento e consagração pública do filme "Velozes e Furiosos". Até então, a personalização dos Carros era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado para tunar carros, quanto pela própria cultura. Antes da estréia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por carros personalizados. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do carro: rodas, saias aerodinâmicas e outros acessórios tuning, entravam na composição da nota dos concorrentes em alguns campeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a estética de seus carros de arrancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário